No mês de janeiro fervilham em todo o país movimentos culturais que levam oficinas, concertos e festivais para o grande público. A Plander destaca os maiores e mais conhecidos do Brasil, mas outros eventos de menor porte também acontecem no verão. Saiba um pouco mais sobre eles e prestigie a boa música.

 

 

 

..............  

 

 

Em Poços de Caldas-MG acontece de 08 à 21 de janeiro/2012 o 13o. Festival Música nas Montanhas. São 45 oficinas de música nas áreas instrumental e vocal. Professores com reconhecimento internacional
e cerca de 1000 alunos das mais diversas regiões do país e do exterior.


Saiba + http://www.festivalmusicanasmontanhas.com.br/2012/Inicio.html

 
     

 

 

A já tradicional Oficina de Música de Curitiba está na sua 30a. edição e acontece entre 8 e 28 de janneiro/2012. No repertório do espetáculo de abertura conta com a peça Infinito Presente, que foi composta pelo pianista fluminense André Mehmari especialmente para esta apresentação.
Ela foi inspirada em poemas da paranaense Helena Kolody. Neste ano, é comemorado o centenário de nascimento da poetisa, que faleceu em 2004.

A Oficina de Música de Curitiba começou em 1983 e reuniu cerca de 200 alunos. De lá para cá, diversos alunos se tornaram músicos conceituados em orquestras e instituições de ensino em todo o mundo.

 
    Saiba + http://www.oficinademusica.org.br  

 

 

O 34º Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA), do Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília, movimenta a cena cultural da cidade de 4 a 21 de janeiro de 2012.
Professores, instrumentistas, regentes e cantores do Brasil e do exterior estarão reunidos para um verdadeiro intercâmbio de idéias e experiências.

O evento destina-se a alunos e professores da área de música com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento artístico-pedagógico, visando atualização e aperfeiçoamento. Estima-se a participação de 800 pessoas, afora o público que todos os anos apreciam os tradicionais concertos.

Na programação, recitais, oficinas, práticas de conjuntos de pequenos e grandes grupos, tanto eruditos quanto populares. Nos primeiros, as modalidades, coral infantil e adulto, orquestra, banda sinfônica e música de câmara. Para os populares, Big Band, orquestra de violão, com vários conjuntos de jazz e MPB, destacando-se o choro. Haverá também cursos teóricos de arranjo, harmonia, formação continuada de professores de música. As atrações previstas na programação incluem ainda nomes de países como os Estados Unidos, Canadá, França, Holanda, Israel e Suécia.

 
    Saiba + http://www.emb.com.br/portal  

 

 

 

Pelo sétimo ano consecutivo, Jaraguá do Sul se transformará em um grande palco de música erudita no Brasil. De 22 de janeiro a 4 de fevereiro, a cidade situada no Norte de Santa Catarina volta a receber professores, regentes de renome internacional, músicos de orquestras do Brasil e do exterior e estudantes de música clássica vindos de várias regiões do planeta, somando mais de 600 participantes de 28 países representados no evento.  
    Saiba + http://www.femusc.com.br