Bocais Bach

Escolhendo um bocal Bach.

Os bocais Bach produzem um tom sólido e compacto, com muito volume.
A escolha certa de um bocal Bach pode ajudar o músico na formação da embocadura, um melhor ataque, mais agilidade e melhor performance.
Músicos profissionais e estudantes avançados costumam escolher bocais maiores, como 1C, 11/4C, 11/2C e 3C, que provêm um volume maior de som com um esforço menor. Tocando com os lábios mais abertos se produz um som mais limpo e puro. O diâmetro maior do cálice também permite que o lábio vibre mais, produzindo mais som; evita que o músico force nos tons mais agudos porque facilita a função dos músculos labiais.
Todavia, os estudantes podem se adaptar mais facilmente aos bocais médios.

Cada pessoa tem uma formação labial e dentição diferente. O que é perfeito para uma pessoa pode ser totalmente inapropriado para outra.

A Bach produz muitos modelos diferentes de bocais para que cada pessoa encontre o bocal prefeito para sua embocadura.

Partes de um bocal:

O bocal consiste de: borda, cálice, garganta e furo final. Trazer estes componestes à uma relação aprpriada se constitui na arte de produzir bocais de qualidade superior.

Um bocal de borda larga tem um apoio maior, enquanto a borda fina aumenta a flexibilidade. A borda redonda é mais confortável, a borda quinada melhora o brilho, a precisão e o ataque.

Bocais com cálice grande produzem um volume maior de som, enquanto os de cálice menor reduzem a fadiga. Bocais com cálice profundo produzem um som mais escuro, especialmente nas notas mais graves. Os bocais de cálice mais raso ao contrário produzem um som mais brilhante, com mais resposta especialmente nas notas mais agudas.

Bocais com garganta larga facilitam o sopro, aumentam o volume de som, as notas agudas tendem a se tornar mais agudas.. Os de garganta fina aumentam a resistência e o brilho, as notas graves tendem a se tornar mais graves.

O furo final dos bocais variam em tamanho e formato. A combinação destes dois fatores produzem resultados diversos como: som mais claro ou escuro, aumenta ou diminui a afinação, aumenta ou diminui o volume. E claro, estes efeitos vão se combinar com as características do cálice e da garganta.

Obviamente as qualidades do bocal depende de quem está tocando, além de que a descrição destas qualidades são necessariamente subjetivas.